A droga mais terrível que existe no mundo

O Big Brother Brasil passa a idéia que aqueles jovens só podem ser produtivos e interessantes para o programa sobre o efeito de muito álcool.

O médico Elisaldo Carlini é especialista em psicofarmacologia e o criador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid)

Revista Fapesp Pergunta: Estamos falando de drogas e ainda não citamos o álcool.

Resposta do médico Elisaldo Carlini:Para mim, o álcool é a droga mais terrível que existe no mundo. O álcool é uma droga psicotrópica. Produz efeito no sistema nervoso central e gera dependência. Uma droga psicoativa é aquela que age no sistema nervoso, mas não gera dependência porque não tem propriedades reforçadoras.

Já a droga psicotrópica. como o álcool, age no cérebro, produz seu efeito – analgesia, sono, euforia, alegria, relaxamento – e ao mesmo tempo reforça essas sensações no indivíduo. Ele sente bem-estar ou prazer, que é muito importante para ele. Facilmente a pessoa se torna dependente.

No Levantamento Domiciliar de 2005, feito pelo Cebrid, foi aplicado nas 108 maiores cidades do país um teste para verificar o risco de haver dependência do álcool.

Deu que 12,3% da população entrevistada corre esse risco. É gente demais, corresponde a mais de 20 milhões de brasileiros. No momento, fazemos um trabalho apoiado pela FAPESP para tentar melhorar a adesão dos alcoólatras ao tratamento.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *