Álcool causa problemas cardíacos

De dose em dose, os efeitos do álcool no organismo tornam-se nocivos, podendo causar até problemas cardíacos graves, alertam especialistas, como a fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca. “Esta arritmia pode ocorrer também em pessoas que só ingerem álcool nos finais de semana, mas o fazem em excesso”, esclarece o cardiologista Alex Félix, do Bronstein Medicina Diagnóstica.

A fibrilação atrial não apresenta risco de morte, mas quem é acometido por ela está propenso a sofrer um AVC. O problema ainda pode provocar palpitações, desmaios, dores no peito e insuficiência cardíaca congestiva.

A longo prazo, o consumo intenso de álcool ainda pode ocasionar a cardiomiopatia alcoólica — aumento e perda da função do coração, podendo levar à morte.

O especialista destaca que esses problemas cardíacos podem ocorrer não só nos casos de alcoolismo crônico, mas também em decorrência da ingestão excessiva eventual, como as bebedeiras de final de semana, mesmo em pessoas sem outros fatores de risco.

Exames simples podem ser feitos de forma preventiva e periódica, para detecção precoce de alterações cardíacas: sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter de 24 horas, raio X do tórax e teste ergométrico.

O uso de álcool também causa dependência química; danos hepáticos, como cirrose; e doenças neurológicas.

Fonte: O Dia Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *