Como a psicoterapia ajuda no tratamento do alcoolismo?

O alcoolismo é um problema de saúde complexo e, segundo especialistas, o tratamento deve ser eclético. Isso significa que os cuidados com o alcoolista devem vir de diferentes áreas, como, a psicologia, a psiquiatria, a enfermagem, a educação física, entre outras, para conquistar a recuperação de maneira plena. Lógico que não existe uma fórmula perfeita, afinal, cada pessoa possui uma necessidade. Dentro dessas abordagens, uma que vem demonstrando grande êxito no tratamento do alcoolismo é a psicoterapia.

Para começo de conversa, a psicoterapia é um tipo de terapia que trata problemas de saúde emocional. Considerando o alcoolismo pode estar relacionado à depressão, carência afetiva, ansiedade, baixa resistência à frustração, entre outras dificuldades emocionais, não é difícil entender o porquê da psicoterapia se mostrar imprescindível para tratar o alcoolismo: o alcoolista procura no álcool o alívio momentâneo das suas angústias, por não conseguir usar os recursos pessoais espontaneamente para lidar com os problemas.

Na psicoterapia, o alcoolista irá conhecer mais sobre si mesmo. Através desse processo, aprenderá habilidades para voltar a ter uma vida saudável e sem álcool. A psicoterapia também auxilia na prevenção de recaída, motivando o alcoolista a manter-se sóbrio, e na elaboração de plano de vida.

Com informações de:

Clínica Terapêutica Viva – alcoolismo
Monografia ‘Um estudo sobre a eficácia da psicoterapia’
Artigo ‘Fatores Relevantes da Psicoterapia com Usuários de Drogas’

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *