Como o álcool age no corpo?

Sentir-se alegre, ter uma redução da coordenação motora, perder o equilíbrio, sentir náuseas e vômitos. Esses são apenas alguns dos sintomas que aparecem conforme ingerimos bebidas alcoólicas. Mas você sabe como elas agem no organismo?

As bebidas alcoólicas são formadas por moléculas de etanol. E esse principal ingrediente começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca logo após um gole. Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado.

São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrarem na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que a pessoa bebeu.

Saiba sobre Tratamento para alcoolismo

Quando cai no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água – órgãos como cérebro, fígado, coração e rins.

No fígado 90% das moléculas de etanol são metabolizadas – quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo.  Os órgãos reagem de diversas formas, como sentir mais vontade de fazer xixi, coração acelerado pela perda de minerais eliminados pela urina, o vômito é acionado pelo cérebro como mecanismo de defesa contra a ação do álcool no organismo, entre outras coisas.

Com informações de Mundo Estranho/Editora Abril

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *