DENATRAN promove pesquisa sobre impactos o álcool

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Secretaria Nacional Antidroga (Senad) estão realizando o “Estudo do Impacto do uso de bebidas e outras substâncias psicoativas no trânsito brasileiro”.

O objetivo é conhecer esse impacto com a finalidade de elaborar políticas públicas de acordo com as necessidades dos condutores brasileiros.

Nessa sexta-feira (03), o Denatran publicou a Portaria 96 que autoriza a descentralização externa de crédito orçamentário e o repasse financeiro ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

De acordo com a Portaria, serão repassados ao Funad R$ 498.720,00. O recurso será investido no estudo conforme especifica a Portaria. (acesse a Portaria 96/2008)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem no mundo cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano em conseqüência de acidentes de trânsito. No Brasil, depois dos homicídios, os acidentes de trânsito são a segunda principal causa de morte entre os brasileiros do sexo masculino, entre 15 e 34 anos.

O trabalho do Denatran e da Senad pretende estimar a influência do álcool e de outras substâncias psicoativas no trânsito brasileiro.

Durante a realização do estudo a Senad terá o auxílio da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS). A previsão é que o projeto seja realizado durante este e o próximo ano. Para o Denatran, os resultados serão fundamentais para o planejamento de ações que promovam mais segurança no trânsito.

Fonte: Última Hora News

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *