Site permite avaliar o consumo excessivo de bebida alcoólica

O site Informaálcool disponibiliza a ferramenta Bebermenos onde o internauta pode descobrir se sua relação com a bebida alcoólica está ou não excessiva. Também é possível criar metas para moderar o consumo. Para usar a ferramenta, basta acessar o site www.informalcool.org.br/bebermenos.

A página é uma iniciativa da Unifesp, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com pesquisadores de outros três países (México, Bielorrússia e Índia) e em con­junto com duas universidades federais brasileiras, Universidade Federal de Juiz de Fora e Uni­versidade Federal do Paraná.

“Como a Internet é um meio de busca diária crescente de informações e de fácil acesso, o de­senvolvimento de uma plataforma online, com uma intervenção dirigida, se faz necessária. Isto pode trazer benefícios plausíveis, considerando-se que uma intervenção em fases iniciais me­lhora o prognóstico”, explica a professora Maria Lucia Formigoni, chefe do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Maria Lucia esclarece ainda que nada pode substituir o tratamento e cuidado de um profissio­nal, mas o site permite alcançar pessoas que não sabem que estão em um padrão de risco. “O público será alertado sobre a possibilidade de ter problemas relacionados ao consumo exces­sivo de bebida alcoólica. Dessa forma, o projeto pode funcionar como uma primeira aborda­gem, antes de o indivíduo procurar tratamento”, afirma.

Com informações do site Sem Excesso

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *